sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Animais na Praia

                                                
Nesta altura do ano começando a época balnear é costume verem-se os cães na praia a brincar com os donos. No entanto é tambem uma época de risco para os mesmos animais devido a temperaturas elevadas. A melhor forma de se divertir passa por ter em conta que existem vários cuidados a ter quando levar o seu cão a uma praia.

Condicionantes Legais.Antes de mais deve-se ter em conta que a presença de animais pode ser proibida nas praias pelo que convêm verificar se efectivamente a praia permite a presença dos mesmos. De igual forma se deve precisar que os cães devem estar sempre conduzidos por trela não se podendo soltar os mesmos sob pena de multa.
Condicionantes de Saúde.As elevadas temperaturas são as responsáveis por situações graves como sejam os golpes de calor/insolações. Deve sempre ter em linha de conta evitar que os animais estejam na praia em alturas de maior calor e que possuam sempre sombra. Àgua fresca deverá ser providenciada de forma a que o animal se possa dessedentar quando o necessite.Tenha ainda cuidado com a ingestão de àgua salgada que potencia fácilmenteo vómito. A desidratação é um inimigo tão grande dos cães como dos seres humanos. Nunca deixe um animal dentro de um carro mesmo com parte da janela aberta. Um carro em hora de calor é um potencial acumulador que muitas vezes leva À morte dos animais.

Condicionantes de Cidadania.Para usufruir da praia com os seus familiares, naquelas em que a presença de animais seja permitida deve ter em atenção os direitos dos seus vizinhos. Se se encontra numa praia aberta ao acesso de animais deve providenciar sacos para levar os dejectos dos seus animais e não os enterrar ou atirar ao mar. A higiene é limpeza das dunas é um dever de todos. Lembre-se de que existem outros animais pelo que não os deve deixar à solta de forma a que incomodem os outros banhistas ou que haja o risco de disputas com outros cães.
Caso encontre um animal dentro de carro com vidros fechados ou semi-abertos, sem dono à vista,  deverá contactar as autoridades mais próximas e alertar sobre  a situação.Poderá estar a salvar a vida a esse animal.

Nesta breve resenha verificamos que infelizmente existem muitas condicionantes ao acesso de animais às praias portuguesas. Tal deve-se infelizmente a falta de civismo e de respeito por normas de são convivência. Assim sendo, sempre que levamos os nossos animais devemos ter cuidado com as condicionantes acima expostas de forma a podermos usufruir nós e os nossos amigos de quatro patas, o melhor possivel da época Balnear.

Boa praia.