terça-feira, 25 de novembro de 2014

Chihuahuas são problema em Los Angeles

Chihuahuas são problema em Los Angeles

O grande número de chihuahuas que vivem nos abrigos de Los Angeles (EUA) tem sido um problema para as associações de proteção animal da região. Deixados por seus donos, eles dificilmente encontram novos lares, passando até mesmo anos sob os cuidados das organizações que os acolheram.
Somando mais de 60 mil exemplares, esta é considerada a raça mais popular de toda LA, o que faz também com que seu abandono seja mais frequente se comparada a outras raças. Esta popularidade, porém, não é comum em todos os Estados Unidos, o que fez com que um dos abrigos criasse um programa um tanto quanto diferente e ousado.

Chihuahuas são enviados para outros estados

Com a intenção de diminuir a população de chihuahuas em abrigos de Los Angeles e também evitar que estes animais sejam utilizados para a procriação indiscriminada, a SPCALA criou o projeto “Air Chihuahua” que envia, de avião, os exemplares da raça para áreas em que existem poucos cães com estas características.
No último mês, por exemplo, 20 cães foram mandados para Houston. A escolha do local para onde irão não é aleatória. Funcionários da Sociedade de Proteção Animal fazem pesquisas periódicas com outros abrigos sobre a procura de cachorros de pequeno porte tais como o chihuahuas. Isso aumenta a probabilidade de que eles sejam adotados nessa nova região.

Intercâmbio de animais

Para Madeleine Bernstein, Presidente da SPCALA, é muito melhor “trocar” animais com outros abrigos do que incentivar a compra de bichos. “Se fôssemos a GAP e nosso cliente quisesse uma blusa rosa que não vendemos, mas que está disponível na loja de Miami, poderíamos facilmente enviar o produto de uma loja para outra, então, quanto mais eu pensava nisso, mais tive certeza de que poderíamos tentar fazer algo parecido com os cães, diminuindo as chances das pessoas pedirem um cachorrinho pela internet, comprarem de um mau criador ou escolherem um filhote num pet shop”, relatou.
Ainda que incomum, ao que parece o projeto tem dado certo e cães que passariam anos esperando um novo proprietário em Los Angeles são rapidamente adotados em outros locais. Nova York, Washington, Miami, Canadá, Flórida e Colorado são alguns dos melhores candidatos.

Como acontecem os vôos?

Desde 2009, os animais são periodicamente enviados para outros estados em vôos particulares, com cabines climatizadas e normalmente sendo transportados sob assentos da cabine principal.
Alguns vôos são patrocinados pelas próprias companhias aéreas, mas em maioria contam com a colaboração voluntária de doações para arcar com seus custos.

A moda e a raça

Bernstein crê que a mídia influencie consideravelmente na compra e consequentemente no abandono de muitos chihuahuas. “Muitas celebridades e a indústria do cinema passaram a mostrar cães pequenos como sendo um item de necessidade”, revela. “As pessoas acreditam que se Paris Hilton e Britney Spears andam com chihuahuas, todos devemos fazer o mesmo”, lamenta a Presidente.
Contudo, nem sempre as pessoas realizam que ter um cachorro envolve custos, muito trabalho e paciência. Elas simplesmente trazem para casa sem se preocupar se é realmente o que elas querem para suas vidas naquele momento e, por vezes, acabam desistindo. Por isso, pense MUITO bem antes de trazer um novo animal para casa. Não é brinquedo, não é uma roupa, não é presente: é uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário